Com o a descrição das “Competências acrescidas”, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que permitem o exercício profissional a um nível de progressiva complexidade, nos diversos domínios de intervenção do enfermeiro e ao desenvolvimento técnico -científico da profissão, potenciando novos campos de atuação do exercício profissional autónomo (Regulamento n.º 556/2017) ficamos com o desafio de procurar mais competências face ao novo conhecimento na área de enfermagem.
Com o surgir das competências por áreas de especialidade podemos ficar com duvidas se a intervenção na família é apenas da competência das enfermeiras especialistas que respondem ao Regulamento n.º 428/2018 Regulamento de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública e na área de Enfermagem de Saúde Familiar, mas à medida que mergulhamos nas competências do Regulamento n.º 125/2011 Regulamento das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, compreendemos que esta área necessita de conhecimentos específicos para a intervenção em famílias com pessoas com deficiência ou incapacidade.
Perante o desafio de vir a ser enfermeiro especialista, já se questionou sobre que competências cognitivas, socioafectivas e psicomotoras terá que desenvolver para responder à sua função específica no reajuste dos papeis familiares face à nova situação?
O seus conhecimentos nesta área, mesmo que profundos, não serão impeditivos de encontrar nestas aulas novos saberes úteis aplicáveis ás novas exigências que lhe serão colocados como enfermeiro especialista, pois irá ser confrontado com as famílias que vivem uma crise acidental e mudanças de tipo II.
Este será o tema central desta Unidade Curricular, repensar a família como suporte aos cuidados ou intervir na família cuidando deste sistema complexo, interactivo e com necessidade de cuidados de Enfermagem contínuos.
A sua liberdade sobre a participação nestas aulas será respeitada, pelo que lhe serão dados todos os meios para estudar sem frequência das aulas, contudo acredite que os momentos que iremos partilhar serão únicos, intransmissíveis e muitos valorizados para a aprendizagem mútua que realizaremos.